Sapere aude!

Quadro de fragmentação do conhecimento atualizado

"Conheça-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses."

Sócrates


Sapere aude é o lema Kantiano que nos convida a pensar-por-nós-mesmos e assumirmos a nossa maioridade e sairmos da nossa menoridade. Quem não pensa por si mesmo está fadado a não ser verdadeiramente livre, pois estará sujeito à vontade de outro que lhe guiará o destino. A liberdade exige autonomia do sujeito que precisa tomar as próprias decisões, assumir as consequências dos seus atos com responsabilidade, pois liberdade sem responsabilidade é a receita certa para o desastre.

O autoconhecimento é fundamental para esse processo, pois diante das escolhas que temos que fazer na vida, precisamos saber: quando dizer sim e quando dizer e sustentar um não; que tipo de vida queremos para nós; quais são os nossos limites; que tipo de pessoa queremos ser... O autoconhecimento e, então, algo único (não tem dois iguais no Universo) e cada um tem que empreender a sua própria jornada de busca por si mesmo. É algo que lhe dará o poder de se assumir, verdadeiramente, como se é de fato! De ser na vida uma pessoa autêntica e leve, que não se deixa abalar facilmente e que consegue ser resiliente. É um processo de busca e encontro pessoal, portanto! Algo que cada um de nós, mais cedo ou mais tarde, terá que empreender se quiser ser feliz! Não estamos falando dessa felicidade fajuta e superficial, mas de uma felicidade autêntica, verdadeira, que chega no mais intimo do nosso ser e que faz vibrar cada parte dele.

Sócrates já sabia disso há mais de dois mil anos e ele, que dizia que "tudo o que sabia é que nada sabia", já era considerado, no seu tempo, o homem mais sábio da Grécia. Isso, talvez porque sendo ele dotado de uma imensa curiosidade, alguém que verdadeiramente tem sede de saber usava de toda a sua inteligência, que não era pouca, para investigar aquilo que despertava o seu interesse. Portanto, sigamos o seu exemplo e inspirados no lema deste site: Sitientibus, busquemos com toda a nossa garra a verdade por trás de tudo, de forma não-dogmática que é o que faz com que a Ciência (área de produção do conhecimento) acima representada, consiga produzir um conhecimento que evolui.

Mas não restrinjamos a nossa busca a apenas essa área. Cultivemos também os nossos interesses no campo da Filosofia, da Arte e da Religião. Áreas produtoras de conhecimento, identificadas por Pierre Weil, autor que nos inspirou a construir esta figura, e que também precisam ser exploradas de forma não-dogmática. O não-dogmatismo aqui implica em não tomar coisa alguma como verdade e considerar tudo como hipóteses que podem ser refutadas e se mostrar falsas. Somente assim, poderemos, com o tempo, construir também nessas áreas, um conhecimento sólido e cada vez melhor e mais verdadeiro. E precisamos fazer isso de forma integrada, pois trabalhamos numa visão sistêmica de mundo, onde nada está isolado, mas faz parte e integra um conjunto maior que funciona de forma orgânica.

O não-dogmatismo possibilita, também, manter o diálogo aberto, sem radicalismos e posições descriminatórias que são completamente incompatíveis com o espírito altruísta e colaborador do tipos evoluído que Pietro Ubaldi identifica como sendo o próximo passo a ser alcançado pela humanidade. Para esse autor, é fundamental darmos o salto quântico evolutivo que nos tira do referencial egoísta dos tipos forte e astuto e nos coloca no referencial altruísta do tipo justo. Neste novo referencial a palavra de ordem é colaborar em vez de competir, pois aqui prevalecem as ordens do amor num ambiente de colaboração mútua onde cada um tem o seu papel numa sociedade orgânica onde todos são amigos e isso se contrapõe ao atual estado de competição onde todos lutam com todos e só quem vence tem o direito de impor a sua vontade. Neste ambiente de luta constante, todos são inimigos. Não há paz e a está sempre sendo desrespeitada, pois foi imposta por alguém que deve ser deposto. Um estado de desordem e caos, individualista e segregacionista que se não conseguirmos superar, tem grande possibilidade de nos levar à extinção.

Isso não é uma utopia. Já está acontecendo! Pesquise e se informe sobre o trabalho dos Empreendedores Sociais. Se junte a nós.

E vamos todos, mudar o Mundo!

De volta ao topo

Algumas frases para pensar!